sábado, 17 de outubro de 2009

SONGon: search for a new sound or new musical rhythm

Image Hosted by ImageShack.us



O SomGon é um novo ritmo musical idealizado por João Sereno e Roberto Neyva, parceiros no projeto de pesquisa. Na busca de uma nova sonoridade encontraram nas “Rodas de São Gonçalo de Amarante” – folguedo popular da região de Juazeiro e Petrolina - a base para a nova sonoridade, caracterizada por compassos ternários, fundida com elementos universais e recheada de divisões. O resultado é uma música elaborada, alegre, percussiva para dançar e celebrar a vida. "A música SomGon é uma fusão de elementos rítmicos da África, Península Ibérica, Bahia e Pernambuco", define Roberto Neyva.

OLHA SÓ QUEM FAZ PARTE DO PROJETO SONGON:

A banda é liderada por João Sereno - cantor, compositor e instrumentista - que já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira: Hermeto Paschoal, Dominguinhos, Sivuca, Xangai e mais um bocado de gente boa. Artista de grande capacidade musical, João consegue ser popular e sofisticado ao mesmo tempo, domina como poucos as divisões ao melhor estilo de Jackson do Pandeiro. Filho de Juazeiro da Bahia bebeu da mesma fonte que João Gilberto.

DÁ UMA SACADA AQUI NA ENTREVISTA QUE ROOU COM O GRANDE ROBERTO NEYVA.

GLAUBIM:

- É com grande satisfação que a WEB-RADIO-BLOG, recebe aqui nada mais nada menos que o grande Roberto Neyva uma das cabeças pensantes do Songon. Falaí grande Roberto sobre
o Songon, acho que essa imagem de divulgação do projeto ja fala algo, não é isso?

MR. NEYVA:

- Quanto a imagem é aquela do facebook mesmo. É uma parada conceitual que remete aos violeiros das rodas de São Gonçalo, eles usam fitas azuis e brancas no braço da viola, nos usamos multicoloridas em um violão moderno como forma de homenagem a eles, mais Tb por que somos universais abertos e para o mundo. Nossa banda é formada por grandes músicos: um dos percussionistas – Gabi Guedes - tocou dez anos com Jimy Clif o outro – Giba Conceição - tocou com Daniel, Margareth, participou de filme me Hollywood com Penélope Cruz – Sabor da Paixão -e o grande barato: nosso baixista é surdo e toca pra caralho, o nome dele é Ed Murphy. Então em suma: a música SomGon é uma fusão de elementos rítmicos da África, Península Ibérica, Bahia e Pernambuco.

GLAUBIM:

- Massa! então, conta mais aí pra galera sobre a múica que ta rolando na WEBRADIOBLOG. COmo ta agenda ? COnta um pouco ... Fortaleza está nos planos de passagem dessa música? Manda um salve pro seu público em Fortaleza.

MR. NEYVA

- A música de trabalho é "Que vai dizer".

no Face tem outras que vc pode ficar a vontade pra tocar. A música mais moderna que podemos fazer é aquela que conhece as influências mais vanguardistas, mas têm o pé sólido nas raízes culturais mais profundas de nossa gente, como diria o filósofo:

"Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia." (Leon Nikolaievitch Tolstoi)

Participaremos de um Festival Holístico Internacional em Imbassaí, litoral norte de Salvador - 28 de nov. Vai ser mt bacana encerraremos o Festival com o Zeca Baleiro.

GLAUBIM:

- Pra encerrar com chave de ouro ... qual a importância do network no projeto? Você disponibiliza aos internautas a baixarem o SONGON? Considerações não-tão-finais, pois a janela como eu disse está aberta, conectada e ventilada. ... rs ...

MR. NEYVA:

- Quanto ao network é td, a parada está na rede, veja nosso Facebook tem mais de três mil amigos que assim como vc temos trocado idéias. Sou Pós-graduado em Marketing, essa é minha praia.Pode baixar o som segue em anexo, as nossas faça o uso que quiser, no entanto a de Caetano, Gil e Brown apenas toque. É isso aí estamos a sua disposição, um abraço! Salve salve galera da WEBRADIOBLOG.

É ISSO AEW GALERINHA MASSA! JA VIU QUE SONGON É COISA FINA E QUE A CONEXÃO VIRTUAL É NO FACEBOOK.


VALEU

G.H

Nenhum comentário:

Postar um comentário