
Em agosto o Serviço Social do Comércio realiza o 1º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas. A programação será desenvolvida na Colônia Ecológica SESC Iparana, de 18 a 21, com o intuito de promover a visibilidade e valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense.
A socialização das técnicas de artesanato, a discussão socioambiental, a etnicidade, a culinária, os ofícios tradicionais ligados à pesca, o desenvolvimento do turismo de bases comunitárias e práticas de saúde ancestrais serão difundidos através de rodas de conversas, oficinas, minicursos e círculos de cultura que priorizarão as falas e expressões socioculturais de mestres e representantes dos coletivos sociais presentes.
O encontro contará com exposição temática das 44 comunidades participantes, provenientes de 12 municípios cearenses, sendo um momento único de interação, vivência e reconhecimento do patrimônio material e imaterial do Estado. “O SESC, enquanto instituição de intervenção social, visa contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento das formas de organização e expressão cultural. Entendemos que o evento promove a reflexão, criação e difusão de formas sustentáveis de abrangencia territorial e cultural”, ressalta Regina Leitão, Diretora Regional do SESC-CE.
Quem são os participantes
Nos últimos três anos, uma equipe multidisciplinar formada pelos técnicos do SESC, em conjunto com a AQUASIS, mapeou as expressões culturais e as formas de organização de diversas comunidades litorâneas, priorizando, inicialmente nesse processo a participação de grupos sociais e indivíduos representantes e/ou detentores de saberes, práticas e ofícios presentes no entorno da Colônia Ecológica do SESC Iparana e de diversas comunidades litorâneas que reconhecidamente são detentoras de expressões socioculturais expressivas.
Nesse percurso foram convidados artesãos, culinaristas, grupos culturais tradicionais, dentre outros, que intercambiarão seus fazeres e conhecimentos fortalecendo e construindo canais de comunicação e de ação dialógica entre os participantes durante e após o evento.
O encontro propiciará entrega de certificado referente a 48 horas (somadas atividades educativas e culturais), emitido pelo SESC, onde todos os participantes deverão inscrever-se em um Minicurso, duas Oficinas e quatro Rodas de Conversa, que serão somadas a uma vasta programação com diversas vivências socioculturais.
Pesquisadores, jornalistas e demais interessados pela temática constituída durante a programação deverão entrar em contato prévio com a organização, uma vez que, as vagas são limitadas.
Inscrições - Através do número (085) 34529082.
Nenhum comentário:
Postar um comentário