terça-feira, 24 de novembro de 2009

QUANDO A BOSSA ENCONTRA O RAP



Desde quando adotei o FACEBOOK como foco do meu NETWORK que conheci uma figura que com certeza nossos nenéns terão de estudar na História da Música Brasileira .. Eu conheço um cara que é foda ... o nome do último trampo dele é QUANDO A BOSSA ENCONTRA O RAP. Só por aqui não tenho mais o que dizer de VINÍCIUS TERRA... Cara carioca da Pavuna... gente fina ... recebeu a WEB RADIO BLOG LIVRE de portas e janelas

abertas ...

Vamo nessa dá uma sacada na INTERVIEW:

VT:

Grande Glauber!

Desculpe a demora, mas estive num período muito doido de produção!

Vamos lá... RESPOSTAS

WRBL:

- Fala Vinícius, como ta essa força? Seja bem vindo... a casa é nossa.

Então, conta um um pouco pros ouvintes da WRBL: o que é o que é Vinícius Terra?

VT:

Vamo nessa. Meu nome é Vinicius Terra, nascido na cidade de São João de Meriti (Baixada Fluminense), criado no subúrbio carioca chamado Pavuna (último bairro da cidade do Rio de Janeiro e estação terminal do metrô da cidade); hoje morador de Copacabana; rapper, hoje cidadão do mundo. Vivo de música, respiro música e a divulgo pelo mundo através de djs que tem meu som e pelos shows em outros países. Feliz em poder ser espelho do que escrevo e do que rimo: retratando a caótica e maravilhosa cidade do Rio de Janeiro como reflexo das diferenças e desigualdades que há não somente no Brasil, mas no mundo. Periferia há em qualquer lugar; luxo há em qualquer lugar; logo, conflito entre as diferenças também.

WRBL:

- REPProdutorA? Fala sobre teu selo.

VT:

Estou à frente como diretor artístico da “REPProdutorA” (Ritmo E Poesia Agência e Produtora Artística), um coletivo de cultura urbana que promove o hip hop – em específico – com elaboração de projetos; agenciamento de artistas; produção de eventos; criação de vídeos institucionais e composição de jingles/trilhas sonoras; além de possuirmos um casting de designers e beatmakers à disposição conforme a demanda. Temos uma filiação direta com o selo “G-hertz” para o lançamento fonográfico de músicos que nos solicitam o gerenciamento de sua carreira de acordo com suas metas.

Entre 1998 e 2008 trabalhei com projetos sociais para o Governo Federal; Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro. Fui sócio-educador; coordenador; professor de Literatura (sou formado em Letras); entretanto, sempre com o seguimento hip hop como espinha dorsal de minha pedagogia.

WRBL:

- E hoje em dia como tá ?

VT:

Atualmente preparo os lançamentos do novo show e do disco virtual “Quando a Bossa Encontra o Rap” (que teve distribuição e lançamento físico exclusivo neste ano para o mercado europeu); que acontecerá oficialmente em 04 de dezembro com show no Cinemathèque (no Rio de Janeiro). Neste novo show eu o dj que me acompanha no momento (dj Machintal) preparamos um concerto de aproximadamente 2 horas entre músicas minhas, releituras e discotacagem que passeia pela história da música brasileira e do rap... Para melhor determinar, não é um show, mas uma festa! Ou seja, pra ninguém ficar parado no dancefloor. Na REPProdutorA dirijo artisticamente um rapper novo no cenário carioca (nossa aposta para 2010) e um grande evento em agosto, também de 2010, que será internacional, unindo algumas cidades do mundo.

WRBL:

- Massa. Qual a música que vai rolar na rádio? fala sobre ela.

VT:

“Se não for pra somar...” é minha música mais rap. O beat remonta as grandes orquestras, os grandes bailes, mas para os dias de hoje: uma orquestra do século XXI. A letra é costurada por metáforas que ilustram o que é ter caráter e como as pessoas sonham e do que são capazes para obter sucesso em suas metas. Na verdade é um alerta para que todos percebam como o ego, o individualismo e a inveja podem destruir a qualquer um. Como remédio, só a auto-estima meu camarada!

WRBL:

- Pq o rap como expressão musical?

VT:

Música é música em qualquer lugar do mundo. Entretanto, não faço composições descartáveis. Me interessa muito mais daqui a 10 anos minha música ser tocada do que produzir um hit fulminante que ficaria preso há uma época e, conseqüentemente, quem eu sou. Faço um trabalho musical que foi construído com muita pesquisa e consistência. A Bossa-Rap é filosofia, é análise de que é possível refletirmos sobre as diferenças da humanidade e buscarmos um futuro muito mais justo e digno para nós mesmos.

WRBL:

- O que torna a linguagem de suas músicas diferente? o que te inspira? Quem compõe?

VT:

Faço com que melodia e letra tornem-se ‘poesia para os ouvidos’ (apesar da música que toca aqui na programação seja a mais incisiva); minha inspiração vem das influências musicais: ouvi muito bossa nova; rap; funk e mpb durante toda a infância e adolescência em casa. Minha família sempre me incentivou à leitura (inclusive participei de uma antologia poética realizada por Ferreira Gullar). As composições em sua maioria são minhas, algumas são em parceria quando sinto dificuldade melódica para unir ritmo, acordes, beats e rimas. Adiciono também samples e faço releituras de clássicos da música brasileira como forma de “reconstrução” aos olhos de um cidadão do século XXI

WRBL:

- o vinícius tem homepage? como fica a liberdade de download do teu som?!

VT:

Uso exclusivamente o MySpace (www.myspace.com/viniciusterrabossarap) que terá sua nova identidade visual pronta e inaugurada no dia 04 de dezembro... Será um salto no tratamento do myspace: lá estará à venda t-shirts, cds físicos e faixas virtuais; tracks com entrevistas e versões ao vivo; vídeos pelo mundo etc. Com relação ao download só disponibilizo uma música quando consigo pagar os custos de gravação e de media. Fora isso, qualquer um pode abrir o myspace e, caso não possa comprar o disco, poderá ouvir em streaming no playlist.

WRBL:

- Me conta tbm, qual a influência do network na produção tua?

VT:

Uso muito as redes sociais (facebook, Orkut e refarei nova página no Twitter) e o myspace...Eles me ajudam muito a divulgar meu trabalho a vendê-lo e principalmente para negociar meus shows. É fato que o formato físico tem se tornado “peça” para colecionadores, a música não tem rédeas: é a única arte que não pede licença, pois invade o ambiente, ao contrário da dança, do teatro ou das artes plásticas em que é necessário que nos desloquemos de onde estamos. A música mesmo quando não queremos ela está presente seja seu vizinho com o som alto, seja carros com o som alto ou mesmo alguém ouvindo bem alto seu leitor de mp3 no mesmo ônibus.

Hoje sou orgulhoso de usar o advento da internet ao meu favor.

WRBL:

-antes que me esqueça: quando vai rolar Fortaleza NA AGENDA?

VT:

Estou à espera de convites... Ceará é terra de muitos artistas queridos e um paraíso natural. É incrível como faço mais shows em outros países do que em território nacional. Recebo sempre convites internacionais e, neste ano foram quase 150 dias longe do Brasil. Sinto-me muito feliz em poder representar meu país e ser um rapper considredo como “world music”, poder receber elogios em diversas mídias, mas ao mesmo tempo percebo como o Brasil vive à base de hits de verão/carnaval e músicas norte-americanas. Mas isso é o mercado mainstream que nos apresenta de maneira subliminar e em doses homeopáticas como a felicidade pode ser comprada e consumida no estilo fastfood.

WRBL:

Pelo que pude perceber, teu público é bem diversificado, né isso?

VT:

Fico muito satisfeito principalmente com o público que vai aos shows. Dá pra perceber como é heterogêneo: são estudantes, executivos, adolescentes e senhoras; crianças acompanhadas pelos pais, apreciadores da bossa nova e galera que curte hip hop. O público é a prova de como consigo atingir classes sociais e gerações diferentes.

Muito obrigado à galera que tem pedido e curtido as Bossa-Raps de Vinicius Terra e espalha pra geral... A música deixa de ser minha quando as pessoas a curtem e a absorvem como sua própria realidade. A música é nossa. De coração obrigado pelo carinho, vamos fortalecer a corrente pra popularizar o trabalho que em breve vamos fazer a festa juntos e ao vivo!


Abraço,
Vinicius Terra

REPProdutorA - Ritmo E Poesia Agência & Produtora artística
(+55) (21) 8890 - 2407 | Skype: repprodutora |
-----------------------------------------------------------------
MYSPACE:
www.myspace.com/viniciusterrabossarap
YOUTUBE CHANNEL:
http://www.youtube.com/user/BossaRap
VIMEO CHANNEL:
http://vimeo.com/channel/viniciusterrabossarap

Um comentário: